sexta-feira, 17 de junho de 2011

"Caminhos do Frio 2011" tem data definida



Dentro do calendário das principais atrações turísticas e culturais da Paraíba, o ‘Caminhos do Frio - Rota Cultural’ chega a sua 5ª edição em 2011. Com data definida para início em 18 de julho na cidade de Areia, o circuito passará a cada semana por um das seis cidades do Brejo participantes com programações que incluem passeios, oficinas, shows e apresentações movimentando os municípios. A Rota 2011 fechará a grade de atrações no dia 28 de agosto em Alagoa Grande.

Sem programação completa definida, o Sebrae Paraíba, parceiro do ‘Caminhos do Frio’, anunciou inicialmente as datas que cada cidade receberá o evento. Para abrir o circuito a cidade de Areia recebe de 18 a 24 de julho a Rota 2011, seguida por Bananeiras, 25 a 31 de julho. O terceiro município será Serraria, 01 a 07 de agosto, o quarto Pilões, 08 a 14 de agosto, seguido por Alagoa Nova, 15 a 21 de agosto. O ‘Caminhos do Frio’ encerra a programação 2011 na cidade de Alagoa Grande, de 22 a 28 de agosto.

Localizado na mesorregião do Agreste Paraibano, o Brejo está dividido em oito municípios. Com suas cidades situadas na serra os termômetros nos meses de inverno chegam a marcar 12° transformando os cenários que esbanjam beleza natural em imagens marcantes para quem visita. A Região também é reconhecida por suas riquezas culturais abrigando nomes ilustres como Jackson do Pandeiro e o pintor Pedro Américo, cidades tombadas pelo patrimônio histórico, usinas de fogo vivo, produção de cachaça artesanal e uma gastronomia local que dá água na boca.


Ascom Sebrae-PB

Cajazeiras recebe o projeto Fogueiras da Cultura neste sábado


O projeto Fogueiras da Cultura percorre diversos municípios com a exibição de artistas e grupos da cultura tradicional paraibana e neste sábado (18) estará em Cajazeiras.
Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto terá um caminhão-palco equipado com estrutura de som e luz, levando às praças dessas cidades shows com grupos de forró pé-de-serra, ciranda, coco de roda, pífano e embolada.
A curadoria do projeto considerou os trabalhos focados nos costumes, valores e tradições populares paraibanas, sendo realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, responsável pela contratação dos grupos, e a Associação Balaio Nordeste, que auxiliou na logística e produção do evento. A expectativa da Secult é que aproximadamente 25 mil pessoas sejam beneficiadas com as apresentações de 29 artistas.
Programação:
18 de junho – Cajazeiras – Avenida Presidente João Pessoa – 19h
- Tico do Banjo
- Trio Jeito Nordestino
- Chico Amaro
19 de junho – Itaporanga – Avenida Getúlio Vargas – 19h
- Forró da Lamparina
- Edmilson e Sua Gente
- Dodô e seu Regional
20 de junho – Sousa – Largo do Centro Cultural BNB – 19h
- Congos de Pombal
- Neném de Monteiro e Forró Xote
- Irmãos Vieira
21 de junho – Princesa Isabel – Praça de Eventos – 19h
- Alexandre Pé de serra
- Forró Encabulado
- Pife Perfumado
22 de junho – Monteiro – Praça João Pessoa – 19h
- Sandra Belê
- Osmando Silva
- Pife Perfumado
26 de junho – Campina Grande – Salão do Artesanato Paraibano – 19h
- Benedito do Rojão
- Zelita Calixto e seu Regional
- Sandra Belê
27 de junho – Itabaiana – Praça Epitácio Pessoa – 19h
- Beto Brito
- Alexandre Pé de serra
- Flor de Caroá
28 de junho – Cuité – Arraial da Serra – 19h
- Os Três do Norte
- Amantes do Forró
- Beto Brito
29 de junho – Alagoa Grande – Praça Jackson do Pandeiro – 19h
- Banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos
- Forró Encabulado
- Os Três do Norte
30 de junho – Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina – 19h
- Orquestra Sanfônica
- Ripa na Chulipa
- Dona Teca do Coco de Roda do Mestre Benedito