terça-feira, 5 de julho de 2011

O arraiá da Cultura no raiar da Itararé

"Vem de perto, vem de longe, vem de carro e vem a pé... todo mundo está chegando pro arraial Itararé..." (Antonio Barros & Cecéu)


No furunfiado da sanfona, sob a grande latada no topo da Borborema, despontou novo arraial. De lá, daquele horizonte popular os zabumbas anunciaram a chegança.

Estrelas de todas as cores e grandezas por lá passaram e como novos tropeiros, em suas andanças, beberam daquela fonte e lá deixaram dependuradas -junto às bandeirolas - seus sorrisos e canções.


Vieram de perto e de longe, uns de carro outros a pé e nesse "vou de qualquer jeito" ficou muito bem esclarecido que os fins realmente justificam os meios. Todos quiseram ir. Todos foram ouvir, dançar e cantar com Santana, com Alcimar Monteiro, Genival Lacerda, Edglei Miguel,Antonio Barros e Cecéu, Maíra, Pinto do Acordeom, Zé Calixto, Amazan, Capilé, Os Três do Nordeste, Forró Gente Boa e Pra Gente Bem não faltou!

Pelo que se viu foi um desfile! A Cultura botou seus tamancos de salto e entrou na passarela no seu melhor estilo! Vestida de chita e algodão colorido! Bem nutrida à base de pão de queijo e rapadura, doce de Xiquexique e Jerimum! Uma lindeza para os olhos de quem viu! E o melhor: surgiu muito despretensiosa, mas deu Ibope! Uma BELÊza por assim dizer!

Também, chegou trazida pelas mãos de idealizadores visionários e, ainda por cima, amparada por um séquito de mais de 30 profissionais bem orquestrados por uma produção e direção artística audaciosa! Tinha que fazer bonito mermo! E fez!

Seduziu aos vivos e aos Santos! De telespectadores a internautas: tantos caíram em sua graça! Plantou naquela latada a sua raiz. Foi como “um sem querer querendo” abriu sua bandeira e fixou nas mais altas antenas, no horizonte Itararé, de onde se ver ao longe a tremular satisfeita.

Raiou naquele arraiá! E pelo que se sabe, pelo que se viu: tem muita história ainda pra contar e muita passarela a sua frente. Fez daquela latada seu palácio! De onde há de reinar por muitos anos e de onde há de casá e batizá! 

Geneceuda Monteiro, 02 de julho de 20111

Nenhum comentário:

Postar um comentário